segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Este blog

O azul não é por acaso. Tem toda uma simbologia. É com o azul que o bem é representado; é no azul onde se voa; é com azul que se dá o encontro entre o céu e o mar; é no azul onde muita vida principia. V-I-D-A! Quatro signos tão inocentes e que, ao se combinarem, passam a representar algo com tanta complexidade! Algo que uns tanto valorizam e outros descartam num simples salto ao acaso.

O "conjunto de vidas" e seu inter-relacionamento resultam nisso que vivemos, nessa realidade desenfreada, perplexa e inquietante. Nesse caos. E, em meio a esse caos, surjo eu. "Eu". Um desesperado tentando entendê-lo. Insistindo na intrincada e laboriosa tarefa de compreender algo sob a égide de uma deficientemente profícua razão humana. Ah! Que "inocência" essa minha!

Fico realmente intrigado e esse impasse interno se intensificou nos últimos tempos. Por que existimos? Qual o sentido de tudo? Aliás, há um sentido? O que significa a idéia de "sentido"? Será essa uma concepção correta ou mesmo válida?

São esses alguns dos questionamentos que pretendo expor nesse meu mural virtual. Relutei um pouco em torná-los públicos, mas me decidi por fazê-lo (destaque para o incentivo de uma pessoa realmente especial na minha vida).

Mas não se alarmem! Não será um blog somente de questões de magnitude metafísica. Afinal, o que seriam dos eruditos se não existisse o vulgar, o popularesco, o coloquial. E será esse um dos atributos desse espaço: a pluralidade, a desconstrução e a crítica farão presença nos posts. Mas teremos também as doces futilidades da vida, doces por conseguirem torná-la algo tão menos proposital.

Demorei, confesso, pra montar um blog. Sempre fui mais de caneta e papel. Esse texto mesmo: foi todo redigido a mão, com todos os meus rabiscos, as minhas correções. Não sei, no papel sinto uma fluidez maior, uma maior liberdade. Adoro escrever a meia-luz ouvindo Satie ou ainda algo me possibilite ativar os recôndidos da inspiração e da esfera imaginária.

Os que gostarem dos meus comentários, seria interessante que postassem. Os que não os apreciarem, eu imploro que postem! Adoro um debate. Que fique esclarecido. Ah! Odeio clichês, apesar de lançar mão de muitos deles e julgar alguns extremamente necessários (isso será tema de um post futuro). Assim, adoro o ousado, o inovador. Disponho meu texto da forma que mais me agrada, mesmo que isso transgrida os padrões formais da gramática normativa de nossa língua. Juro que será conscientemente. Neologismos mantêm viva uma língua!

Uso muitas exclamações. É porque acho que muitas reflexões não podem ser finalizadas com um simples ponto final! Tantas coisas na vida poderiam acabar com exclamações em vez de terminarem com um simples "pontinho"...

Não gostei muito desse layout. Mas é provisório. As coisas devem sempre se transformar. Queria um contrate de cores, mas minhas restrições em programação virtual me impediram de realizar algo que mais me agradasse. É um layout simples. Simples para que dê lugar, não ao meu texto, mas à reflexão que pretendo engendrar.


É nesse caos da realidade-irrealidade que me despeço desse meu texto primórdio. O embrião. Os desesperados, juntem-se a mim! Garanto-lhes apenas uma coisa: ficaremos ainda mais desesperados! Voilà!

4 comentários:

Guilherme Genestreti disse...

Se tiver lugar pra mais um desesperado inocente, aqui estou eu!! Gostei! Gostei bastante, Rido! O texto tá muito bom! Abraçooo!

RIDO disse...

Bem-vindo ao grupo! hahaha

viajantedeverdade disse...

Gostei bastante do texto.
mas a verdade é... tudo que foi escrito eu já havia ouvido de vc mesmo. Talvez fosse mais interessante que esse blog fosse divulgado pra mais pessoas. Como amigo, sempre tivemos essas discussões existenciais sobre a vida, que começam no nada e terminam em lugar nenhum. Falar da vida é algo que a ùnica certeza é a incerteza. Se seu objetivo for descrever pontos de vista, acho válido. Ainda assim, serão levantados pontos positivos e negativos e tudo acaba como começou.
Bom..parabéns pelo texto. Conclusões são dificeis de chegar mas pelo menos vc pode aproximar,e tentar demonstrar aos outros os seus pontos a fim de que cada um chegue a sua verdade.

RIDO disse...

Adorei o comentário, René! Infelizmente ou "felizmente" não chegamos a conclusão alguma sobre esses assuntos existenciais. Comente sempre! Será sempre bem-vindo! Abração!